SRS CLIENTES
INFORMAMOS QUE NO PRÓXIMO DIA 06 DE OUTUBRO DE 2024,ESTAREMOS OPERANDO COM REFORÇO NA PROGRAMAÇÃO HORÁRIA DAS LINHAS DEVIDO AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS EM NOSSA CIDADE.
"NÃO HAVERÁ COBRANÇA DE TARIFA
NAS LINHAS MUNICIPAIS E INTERMUNICIPAIS"
Informamos que a partir 30/12/2023 todos os bilhetes serão bloqueados e no dia 02/01/2024 os clientes poderão solicitar a primeira via ou renovação do cartão Estudante Moratense.
* A partir de 25/12/2023 os bilhetes não poderão ser mais recarregados.
*Para os alunos que não tem direito ao benefício no ano seguinte e que tenham crédito no cartão escolar, os mesmos serão transferidos para o cartão Comum Único apresentando os seguintes documentos:
• Xerox do RG
• Xerox do Comprovante de endereço atualizado
Atendimento: Terminal Oeste.
Documentação para renovação:
• Declaração da Instituição de Ensino ano letivo 2024 (Original/Autenticidade)
• Xerox do RG
• Xerox do comprovante de endereço atualizado
• Cartão Escolar utilizado nos anos anteriores
Documentação para solicitação da 1ª via do cartão escolar:
• Declaração da Instituição de Ensino ano letivo 2024 (Original/Autenticidade)
• Xerox do RG
• Xerox do comprovante de endereço atualizado
• Foto (será tirada no posto de atendimento uma foto digital)
Para maior comodidade, segurança e obedecendo as normas de distânciamento previstas para prevenção do COVID 19, os cadastros e revalidações dos nossos Cartões Especiais, concedidos aos portadores de deficiência física com dificuldade visível e/ou locomoção, serão realizados somente através de agendamento.
Para concessão deste benefício ou revalidação do mesmo, é necessário que o CID citado no Laudo Médico atenda as especificações da lei Muncipal de Francisco Morato.
Para agendar um horário, basta entrar em contato através do número (11) 4489-7100, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h.
A biometria sempre foi utilizada para o reconhecimento pessoal. Consiste em uma alternativa de identificação por apresentar as seguintes características: universalidade, unicidade, imutabilidade, classificabilidade, facilidade de coleta e aceitação pública. A utilização das Impressões Digitais para reconhecimento biométrico oferece segurança e eficácia, podendo substituir os cartões e senhas que utilizamos no dia a dia.
Existem diferentes métodos para a verificação e identificação de uma impressão digital. Neste sistema foi utilizado o método clássico, que se resume em aquisição da imagem, tratamento da imagem, afinamento das linhas, captura das minúcias, eliminação de falsas minúcias, armazenamento e comparação. Esta última etapa foi realizada através de redes neurais artificiais, buscando obter agilidade e precisão na verificação e identificação da impressão digital.
Os diferentes desenhos das papilas contribuem para a importância das características, que são:
Unicidade - não existem dois indivíduos diferentes com impressões idênticas;
Imutabilidade - a característica da impressão se mantém igual desde o nascimento até a decomposição após a morte.
Praticibilidade - os desenhos papilares podem ser obtidos com grande facilidade e rapidez;
Classificabilidade - os desenhos papilares, apesar de sua infinita variedade nas minúcias, atendem a um limitado número de tipos fundamentais, tornando possível classificá-los.
As Impressões Digitais são formadas por dobras da pele encontradas nos dedos das mãos e dos pés.
Associada ao acrônimo de ID, são datadas desde o período pré-histórico, mas foi em 1667, no período científico, que iniciou-se estudos que provaram as características das IDs. O resultado desses estudos foi chamado de Datiloscopia.
A pele humana é constituída de duas camadas, a derme, que é a camada mais profunda e apresenta elevações chamadas de papilas dérmicas, que só são perceptíveis através da epiderme, uma camada superficial e transparente que recobre a derme, realçando essas elevações chamadas de papilas.
As papilas, também chamadas de linhas ou cristas, são separadas por sulcos ou vales, caracterizando assim um ID.
Existem também, as glândulas sudoríparas e sebáceas. Essas glândulas estão mergulhadas na derme e servem, respectivamente, para drenar o suor e secretar substâncias gordurosas que lubrificam a pele.
É através dessa secreção que podemos ver nossas impressões digitais estampadas em objetos.
Ao examinar as papilas, notam-se algumas variações das cristas que podem ajudar na identificação da pessoa. Entre essas variações podem estar alguns acidentes de cristas interrompidas, bifurcadas, entre outros. Esses acidentes são chamados de minúcias ou pontos característicos, e são utilizados na fase da identificação da ID.
As minúcias são cristas descontínuas, que se interrompem ou bifurcam abruptamente. Essas minúcias definem a unicidade da pessoa. Alguns tipos de minúcias estão apresentados abaixo.
Mas não só esses tipos de minúcias classificam uma ID, existe também mas dois tipos: o núcleo, que é a volta mais interna do conjunto das cristais; e o delta, que corresponde ao maior ângulo ou a um triângulo isósceles entre as cristais (figura abaixo). Estes podem ser encontrados em uma ID em diferentes tamanhos e quantidades, podem possuir um núcleo e uma delta, ou ainda por cima, podem não existir.
Este sistema está disponível para os bilhetes eletrônicos deficiente, gestante, idoso, cortesia, escolar e prefeitura, para utilização nas linhas municipais de Francisco Morato. No menu bilhetes municipais, confira o funcionamento de cada modelo.